-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Letratec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre a diversidade arquitetônica de uma das zonas mais emblemáticas da cidade do Porto, destaca-se a antagônica estrutura Metamorfose da equipe de arquitetura FAHR 021.3. O impacto da malha metálica verde, que preenche o espaço vazio junto uma porta de entrada da cidade, é inegável. O resultado é a perfeita união de todos os elementos que preenchem a zona da Estação de São Bento, numa íntima conversa com a cidade.
A provocação está lançada. Onde hoje se encontra o degradado, o destruído e o abandonado, a Metamorfose ganhou lugar. A ruína, que faz parte da história da cidade, surge agora como espaço para a intervenção e acima de tudo para a imaginação. Num gesto que atrai o olhar e causa desconforto, a Metamorfose cria um novo cenário no Porto e dignifica um espaço outrora vazio.
Seis toneladas de aço, 28 metros de extensão, 11 metros de altura, 5 de profundidade e quase 200 intersecções todas diferentes são alguns dados desta malha metálica, desenvolvida digitalmente e que encontra seu lado físico na irregularidade imposta pelas mãos humanas. Em sintonia com a filosofia da equipe criativa, o gesto plástico que quebra os formalismos e as regras da construção, num centro histórico como o do Porto, reflete a clara intenção de provocar e surpreender todos os que por lá passarem. Até a utilização da cor típica, por defeito, dos softwares de modelação 3D é uma forte afirmação da sua essência desafiadora.
Só desta forma faz a Metamorfose sentido para a dupla FAHR 021.3. No âmbito da iniciativa Locomotiva promovida pela Porto Lazer, apresentam um projeto que resume a sua visão provocadora e reflete uma nova abordagem arquitetônica e artística para o que é um dos elementos mais característicos do Porto, os espaços devolutos. Olhar e observar estes locais que se repetem pela cidade como lares para intervenção e para a imaginação.
A excepção provoca. A disrupção desafia. A conversa inicia-se. Entre a cidade e a estrutura. A Metamorfose desperta-se. As interpretações são incontáveis e a intenção é atingida.